Imóveis rurais e propriedades pertencentes à Bacia Hidrográfica Paraná III vão passar por um processo de regularização de posse em toda a região. O trabalho será realizado com uso de aparelhos de topografia de alta precisão, como o GPS. O projeto, desenvolvido pelo INCRA em parceria com a Itaipu Binacional, ainda está em negociação.

Segundo o engenheiro cartógrafo a serviço da Itaipu, Fernando Canesso, “a utilização de equipamentos topográficos é de primordial importância para o trabalho realizado pelas equipes técnicas da instituição em outras atividades também, como na demarcação da mata ciliar presente no entorno do reservatório da usina, na verificação da situação das construções das casas das vilas dos funcionários e na marcação de pontos para proteção do reservatório”.

Danilo Sidnei dos Santos, gerente de produtos da Manfra, empresa responsável pela venda de aparelhos GPS modelo GS20 para a Itaipu, conta que os equipamentos estão sendo utilizados na conferência das malhas hidrográfica e viária, no cadastramento de comunidades locais, na demarcação para adequação dos solos das bacias, cadastramento de informações urbanas e coleta de pontos para diversas funcionalidades. “Os aparelhos GPS garantem rapidez e remota possibilidade de erros de localização em propriedades, já que a medição de pontos é muito precisa”, diz Santos.