A Threetek promove uma palestra sobre interferometria no próximo dia 18, terça-feira, às 15h20, durante o evento Rio Pipeline 2005.

Técnicos da Threetek explicam que a interferometria tem se tornado uma técnica comprovada para a medição precisa de movimentos no solo causados por subsidência, deslizamentos de terra, vulcões e terremotos. Utilizando dados de sensores SAR orbitais, tais como ERS, ENVISAT e RADARSAT, a deformação no terreno pode ser monitorada num nível milimétrico. Tradicionalmente, a interferometria estava limitada a áreas áridas. Contudo, novas tecnologias têm permitido o monitoramento de áreas com cobertura vegetal e uso rotativo das terras. A análise do movimento no solo na área do Duto Trans-Alasquiano demonstrou como essas novas técnicas podem oferecer aos engenheiros de dutos uma nova ferramenta para a observação de potenciais perigos à integridade dos dutos.

Resultados iniciais da análise de pontos alvos próximos ao duto ORBIG da Transpetro serão apresentados durante a palestra, que acontece no estande da Petrobrás dentro do Riocentro.

A entrada é franca.

Mais informações e inscrições: threetek@threetek.com.br