A necessidade de identificar com antecedência a ocorrência de desastres naturais em áreas de risco será discutida no INPE, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/10). O 1º Workshop sobre Desastres Naturais reunirá especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, GEORIO, Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte – URBEL, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Embrapa/Trigo de Salvador e Embrapa/Tabuleiros Costeiros de Aracaju, além do próprio INPE.
O evento faz parte do projeto “Implantação de um Sistema de Informações Hidrometeorológicas e Ambientais para Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais”, criado para identificar com antecedência e de maneira semi-automática a probabilidade de ocorrência de desastres naturais em áreas de riscos potenciais para os mais de 5.500 municípios brasileiros. O workshop ainda terá como tema a capacidade de emitir alertas específicos sobre desastres naturais para os órgãos de defesa civil, de controle ambiental e de saúde pública.
A abertura do evento terá a presença do diretor interino do INPE, Leonel Fernando Perondi, e dos coordenadores gerais de Observação da Terra (OBT), Gilberto Câmara, e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Maria Assunção Faus da Silva Dias. Na ocasião, o pesquisador Carlos Nobre falará sobre os objetivos do workshop e Cristiane da Silva Antunes, do Ministério da Integração Nacional, fará uma palestra sobre as atividades da Defesa Civil.
O workshop começa amanhã (20) às 9 horas no auditório do IAI na sede do INPE, em São José dos Campos.
Informações do INPE