Com o objetivo de incentivar o interesse pela área espacial, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o cartunista Ziraldo lançaram ontem o "Concurso de Desenho Brasil e o Espaço", para estudantes do ensino fundamental, com idade entre 10 e 15 anos; e do ensino médio, entre 13 e 18 anos
"Concursos como esse estimulam os alunos a conhecer as atividades do Brasil no campo espacial, assunto que nem sempre eles vêem na escola", afirma o presidente da AEB, Sergio Gaudenzi.
Os trabalhos devem basear-se em alguma das diversas ações em curso no setor, entre as quais encontram-se satélites para observação da Terra, foguetes para a realização de experimentos científicos e veículos lançadores de satélites.
A iniciativa tem sido divulgada nas escolas em conjunto com a cartilha "O Menino Astronauta", feita por Ziraldo. "A idéia principal da cartilha do menino-astronauta é chamar a atenção da garotada para a importância do programa espacial brasileiro e o seu papel no desenvolvimento do país", afirma o artista.
A partir da cartilha, espera-se que os participantes adquiriram mais susbsídios para elaborar seus trabalhos. "A cartilha e o concurso se complementam. Por meio da cartilha a garotada toma conhecimento do que é o programa espacial brasileiro e pode se inspirar para criar sua própria história ou desenho", afirma Ziraldo.
Quem vencer o concurso ganhará uma visita, em companhia do professor-orientador, ao complexo do programa espacial em São José dos Campos (SP), que inclui as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA).
As inscrições terminam dia 25 de novembro e podem ser feitas pelo e-mail concurso@aeb.gov.br
Mais informações pelo telefone (61) 3411-5035 ou pelo site da Agência Espacial Brasileira