Uma pesquisa realizada pelo portal Directions Magazine aponta que, segundo os usuários, o maior impacto da recém-criada comunidade de código livre MapServer Foundation é o aumento da competitividade entre a Autodesk e a ESRI.
Das 200 pessoas que responderam a pergunta "Como a criação da MapServer Foundation vai influenciar a indústria?", 33% acreditam que a conseqüência mais impactante do surgimento da fundação – que visa dar suporte e estrutura para o desenvolvimento do sistema de web mapping open source MapServer – é tornar a Autodesk mais competitiva em relação à ESRI.
27% acham que a entidade vai aumentar consideravelmente o conhecimento sobre softwares geoespaciais de código aberto, embora 23% sintam que não haverá impacto na indústria. 17% dos entrevistados não sabiam sobre a criação da MapServer Foundation.
Sobre a MapServer Foundation
A Autodesk anunciou dia 28 de novembro, durante a Autodesk University, a disponibilização de sua plataforma de web mapping MapServerEnterprise, sucessora do MapGuide, como uma fonte de código aberto. Isso foi a pedra fundamental para a criação da MapServer Foundation, formada também por um comitê de direção técnica e desenvolvimento, pela Universidade de Minnesota e pela DM Solutions Group.
Desde a versão 3.0 lançada em 2000, o MapServer tem conquistado cada vez mais usuários por conta de sua qualidade e bom desempenho. O site da fundação contém a plataforma do software, que é o líder mundial em open source web mapping com mais de 10 mil downloads por mês.
Futuramente a fundação será chamada de MapServer Cheetah, para que não haja confusão com o Enterprise.
Saiba mais: www.mapserverfoundation.org