A Orbimage anunciou na última sexta-feira que a compra da Space Imaging foi finalizada com sucesso.
A holding agora opera sob o nome de GeoEye e já detém o título de maior empresa comercial de imagens de satélite do mundo, com um faturamento estimado em 160 milhões de dólares em 2005.
A empresa americana pagou 58,5 milhões de dólares pela Space Imaging e assumiu dívidas acumuladas nos últimos anos.
"A consolidação da nossa companhia vai resultar em uma indústria mais forte e estável, com potencial para servir melhor as necessidades dos clientes", disse Matthew O’Connel, presidente e CEO da nova empresa. "À medida que entramos nesta nova era de imageamento comercial via satélite, a GeoEye representa uma força que empurra a indústria para frente", acredita.
A combinação de recursos humanos e operacionais oriundos da Orbimage e da Space Imaging, introduz no mercado mão-de-obra especializada e com alto grau de expertise, representantes de vendas e mais de uma dúzia de afiliadas no mundo inteiro, além do maior arquivo comercial de imagens de satélite com acurácia para mapas do mercado.
A nova companhia vai começar a atuar imediatamente, com uma constelação de três satélites de sensoriamento remoto: OrbView-3, Ikonos e OrbView-2 – todos atualmente em órbita.
Está previsto para 2007 o lançamento de um novo satélite, com resolução de 0,41 metro, para cumprir um contrato com a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA) dos Estados Unidos.
A sede da GeoEye é em Dulles, no estado americano de Virginia.