Se você ainda não fez blog é melhor correr – a não ser que não se importe que aves ultrapassem suas habilidades internéticas.

Vinte pombos equipados com um receptor GPS, sensores que medem a poluição do ar e um telefone celular vão sobrevoar a cidade de San Jose, na Califórnia, medindo os níveis de poluição atmosférica e enviando os dados via mensagens de texto para um blog atualizado em tempo real.

"Estamos combinando um sensor de poluição com um celular caseiro", diz a artista e pesquisadora Beatriz da Costa, da Universidade da Califórnia, que teve a idéia das aves bloggers com seus alunos Cina Hazegh e Kevin Ponto.

A equipe construiu um protótipo do kit-pombos contendo uma placa de celular com SIM card e chips de comunicação, um receptor GPS e sensores de monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio. A questão agora é descobrir como fazer para que todos esses componentes caibam em uma plaqueta, pequena o suficiente para que os pássaros agüentem carregá-las em uma espécie de mochila.

Os dados enviados pelos pombos serão mostrados no blog na forma de um mapa interativo. Além de prover a população de informações em tempo real sobre a qualidade do ar, Beatriz espera que o blog dos pombos inspire pessoas a desenvolver novas alternativas para monitorar o meio ambiente.

Se tudo der certo, o experimento será  lançado no Inter-Society for Electronic Art, simpósio anual que acontece em San Jose, dia 5 de agosto.

E você? Qual seria a sua alternativa para monitorar o meio ambiente? Envie sua idéia – pode ser mirabolante! – para opiniao@mundogeo.com