Dias 9 e 10 começaram as atividades do Consórcio Celeste, criado para dar suporte na América Latina às aplicações do Galileo, principalmente na área de transportes.
Reuniões técnicas foram realizadas no Centro de Informações do Galileo para a América Latina – Consórcio Latino, localizado no Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologias Espaciais para América Latina e Caribe (CRECTEALC), órgão filiado às Nações Unidas que funciona nas dependências do INPE, em São José dos Campos.
O Celeste, de caráter industrial, é composto por oito empresas: Indra (Argentina), Atech (Brasil), Hispamar (Brasil), Ineco (Brasil), PCI (Panamá), Alcatel (França), GMV (Espanha) e Aena, companhia espanhola que lidera do consórcio.
Entre as missões do Consórcio Celeste está um amplo estudo sobre a utilização dos serviços do Galileo na América Latina e uma contribuição para o Plano Regional que está sendo desenvolvido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), das Nações Unidas.
Enquanto o Consórcio Latino tem como objetivo difundir o Galileo no âmbito técnico-científico através de um centro de informações, o Consórcio Celeste irá aproximar empresas e instituições para a prestação de serviços comerciais utilizando a tecnologia do Galileo, que é o sistema de posicionamento da União Européia.
MundoGEO e CRECTEALC, representantes do Latino, estiveram presentes às reuniões.
Com informações do INPE