Membros do Group on Earth Observations (GEO), organização intergovernamental que reúne vários países, estarão em São José dos Campos (SP), entre 29 e 31 de maio, para discutir projetos de observação da Terra em todos os seus segmentos.
O objetivo do GEO é construir um sistema global para fornecer observações detalhadas, obtidas através de diversos instrumentos e técnicas, e transformar estes dados coletados em informação vital para a sociedade.
Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) com o apoio do INPE, o workshop também será uma oportunidade para mostrar algumas das mais importantes iniciativas brasileiras em observação da Terra. Entre os participantes, a representante do Brasil no GEO, Maria Teresa Mesquita Pessoa, do MRE; Pierre Valette, representante da Comunidade Européia, e especialistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), principal órgão de meteorologia dos Estados Unidos e do mundo.
Brazil Geo Day
"O primeiro dia do workshop será uma espécie de ‘Brazil Geo Day’, com a apresentação de trabalhos de hidrologia, agricultura, meteorologia, saúde pública, monitoramento de florestas e coleta de dados sobre poluição, entre outros indicadores", explica João Vianei, coordenador geral de Observação da Terra do INPE e, como um dos co-presidentes do GEO, organizador do evento em São José dos Campos.
A programação do "Brazil Geo Day" prevê apresentações sobre o Programa Espacial Brasileiro, política de distribuição de dados do CBERS e seus benefícios sociais, sistema de coleta de dados ambientais, redes de monitoramento hidrológico, serviços de meteorologia e outros temas.
Os outros dois dias do workshop terão reuniões reservadas aos membros do GEO, com a presença de delegações de vários países e organizações regionais. O GEO Capacity Building Workshop será realizado no Hotel Mercure, em São José dos Campos.
Os detalhes da programação estão no site http://www.dsr.inpe.br/workshopgeo/. Para saber mais sobre o GEO clique AQUI.
Informações do INPE