A Transport For London (TFL) está pesquisando tecnologias para limitar automaticamente a velocidade máxima dos carros londrinos e planeja fazer testes em 2007 na esperança de diminuir o número de mortes no trânsito, informa o site Cnet News.
"Chegamos a um ponto em que precisamos procurar novas formas de reduzir as mortes na estrada. Estamos analisando tecnologias para isso, mas ainda estamos nos primeiros estágios de desenvolvimento", diz um representante da organização.
A validade do novo processo será julgada ano que vem em dez veículos da TFL. A idéia por trás dela é simples: se o veículo exceder o limite de velocidade, a potência da máquina será automaticamente reduzida, desacelerando o carro.
Motoristas reclamam com freqüência que estão acelerando demais porque não conhecem os limites de uma área em particular – o que não seria mais desculpa nesse caso, pois o sistema de navegação com GPS poderia alertá-los para a mudança nos limites enquanto dirigem.
A TFL está trabalhando em um mapa dos limites de velocidade de Londres, que poderá ser carregado em sistemas de navegação via satélite.
Outro uso potencial é equipar ônibus com a tecnologia. Segundo a TFL, "se você está dirigindo atrás de um ônibus que não pode ultrapassar os limites de velocidade, você também não poderá fazê-lo".