O CREA-PR promove nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de junho, em Curitiba,  o curso "Análise de Gestão Territorial". As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de junho.

Com 30h/aula, o estudo é indicado para profissionais que trabalham com planejamento e gestão territorial.

Os instrutores são o engenheiro civil  Roberto Brandão, proprietário dos direitos autorais do trabalho, e o arquiteto e urbanista Carlos Domingos Nigro, mestre em Gestão Urbana.

Confira abaixo matéria publicada no site do CREA-PR sobre essa inovadora metodologia:

O crescimento descontrolado da cidade atenta para a necessidade de se  requalificar o território, criar uma nova mentalidade capaz de suster o caos urbanístico e planejar o quadro de vida desta e das próximas gerações. Atualmente, a população brasileira vivencia de maneira inédita a oportunidade de discutir questões correlatas ao planejamento territorial,  ajudando a traçar o futuro da região onde vive. Do outro lado, profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia estão preocupados com relação aos desdobramentos dos planos diretores que abranjam a área urbana e rural e as conseqüências que isso trará em benefício dos municípios.

Para equacionar esse problema, o engenheiro civil Roberto Brandão foi buscar na matemática uma maneira de avaliar os municípios.

Segundo ele, partindo da equação gravitacional de Isaac Newton, é possível definir numericamente a gestão pública ou privada, utilizando coeficientes de equipamentos, serviços, qualificação ambiental e níveis de vida na are do objeto do estudo. "Em decorrência de planejamento ou de modificações introduzidas no meio estudado, é possível aferir a atuação administrativa presente e futura, a partir dos resultados obtidos", assegura o engenheiro.
 
Para Nigro, o cálculo matemático avalia os prós e contras de intervenções numa cidade (em área que pode abranger um bairro, uma cidade, um município ou uma região) como a construção de um viaduto na cidade, um programa de reurbanização de favela ou a implantação de uma usina hidrelétrica. "A metodologia desenvolvida pelo engenheiro Roberto Brandão mostrará para a sociedade a viabilidade ou não das intervenções e tornará claro qual o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável da cidade", destaca Nigro.

Mais informações e inscrições: www.crea-pr.org.br ou (41) 3350-6739 / 3350-6925. As vagas são limitadas.