Jorge Luís Borges Ferreira, presidente da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) apresentou no último dia 7 uma carta comunicando sua renúncia ao cargo.

Ferreira atribui a decisão, entre outros fatores, a desentendimentos com a comissão organizadora do 14º Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), que acontecerá em julho na cidade de Rio Branco, no Acre.

Abaixo, trechos da carta:

" (…) No processo de organização do 14o ENG, busquei assumir pessoalmente algumas tarefas que revelaram-se os principais imbróglios de encontros recentes passados, levando-me, inclusive, a uma situação de sobrecarga de trabalho e ameaça à saúde. Quem me conhece mais de perto sabe da passionalidade e da intensidade com as quais sempre me envolvi em todos os momentos que participei da AGB. Infelizmente, essas características não foram compreendidas pela coordenação da Comissão Organizadora local. A falta de proficiência de tal coordenação no trato com aspectos elementares dos meios de comunicação contemporâneos, notadamente a telefonia e a internet, levou-me a momentos de maior cobrança e demonstração de preocupação. Após algumas chamadas mais ríspidas por conta da deficiência na circulação das informações acerca da organização do 14o ENG, a relação entre mim e tal coordenação entrou numa espiral de degradação e falta de respeito mútuo que desembocou na situação limite que agora apresento (…)"

"(…) Diante desse quadro, e da constatação de que não há vontade política coletiva de efetivar as mudanças a que me propus no início da gestão, deixo o posto que me foi confiado em julho de 2004 e volto à condição de simples colaborador, até que todas as tarefas e procedimentos sob minha direta e imediata responsabilidade estejam concluídos. Deixo a presidência da AGB com a certeza de que a serenidade e candura de minha vice-presidenta será mais efetiva para o término desta gestão do que a energia que sempre apliquei (…)"

Com isso, a nova presidente é Marísia Buitoni, da seção paulista da entidade.

Fundada em 1934, a AGB é uma organização civil que reúne bacharéis, professores, pesquisadores e estudantes de Geografia.