Um projeto desenvolvido pela diretoria de geoprocessamento da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) de João Pessoa, na Paraíba, foi selecionado para a Conferência Internacional dos Usuários do ESRI, que acontece entre 7 e 11 de agosto, em San Diego, nos EUA.

O "Estudo Comparativo da Utilização das Áreas dos Loteamentos de João Pessoa Destinados às Áreas Verdes e Equipamentos Comunitários", deve compor a abertura do evento, o maior do mundo na área de GIS.

De acordo com Tânia Nóbrega, diretora de geoprocessamento da SEPLAN, o trabalho, que foi realizado no ano passado, tem importância fundamental dentro de uma política pública integrada para melhorar a qualidade de vida da população.

"Essa ação nos permitiu detectar o mau uso e as perdas de áreas públicas no processo de urbanização, apontando uma futura recuperação desses espaços", explica.

Gestão modernizada

Tânia afirma que a escolha do trabalho demonstra que a gestão está antenada com o uso de novas tecnologias.

"Estamos trabalhando com softwares que possibilitam a modernização do processo de gestão. Isso representa o enriquecimento do planejamento com aplicativos de última geração", argumenta.