A integradora MGI e a Maplink, especializada em serviços de localização e roteirização, lançaram um pacote de navegação urbana para ruas e estradas brasileiras.

O sistema é similar ao utilizado em dispositivos de navegação à venda nos EUA e Europa. A única diferença é que, em vez de um dispositivo dedicado, a localização é feita por um sensor de geoposicionamento (GPS), que capta os sinais de satélite, e a navegação, com mapas de ruas e estradas, é exibida em um PDA da HP.
 
O pacote, chamado de HP GPS iPAQ Navigation System, será vendido inicialmente para quem depende de localizações precisas, como taxistas, bombeiros, ambulâncias e polícia..
 
O MapLink Destinator e o GPS Bluetooth da HP custam R$ 999.
 
Bluetooth
 
O navegador da HP atua em conjunto com PDA através da tecnologia sem fio bluetooth. O navegador é um sintonizador de GPS e trabalha com PDA que tenha tela e recursos de som para poder aceitar o software Maplink.
 
Basta ligar o equipamento de localização dentro de um carro, digitar o endereço desejado com uma simples tecla e ser guiado via satélite até seu destino.

"Ao contrário do que muitos pensam, o sistema interage com o usuário através de voz sintetizada somada aos mapas dinâmicos, não exigindo atenção exclusiva à tela", afirma Marco Antonio Meniglim, gerente de operações da MGI.
 
Todas as orientações são dadas detalhadamente e com antecedência, determinando até quantos metros faltam para entrar em determinada rua. Além da voz, as indicações são dadas via mapas digitais fornecidos pela Maplink. Mesmo que o motorista erre uma direção ou perca uma entrada, em segundos o GPS reorganiza a rota e configura novo traçado.
 
A malha urbana gravada no sistema Maplink conta com 49 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e João Pessoa.