Suas fotos digitais podem ser organizadas, de agora em diante, por onde ao invés de quando, com um sistema de posicionamento global para câmaras digitais.

A Sony Eletronics anunciou no dia 2 de agosto um equipamento que permite inserir em mapas as posições de tomada de fotos. Qualquer fotógrafo, profissional ou amador, pode gravar a horário, latitude e longitude onde cada foto foi tirada.

O GPS-CS1 é um equipamento leve, com 9 centímetros de comprimento, que é conectado através de um cabo USB nas câmaras digitais da Sony. A localização de cada tomada é limitada à precisão do receptor, que é de cerca de 15 metros.

A sincronização é feita através do relógio interno da câmera, que é sincronizado com o relógio do GPS. Junto com o equipamento é disponibilizado um software para organização geográfica das fotos (GPS Image Tracker).

Após o descarregamento dos dados, pode ser montado um mapa com pontos onde as fotos foram tiradas. Pode-se também integrar os dados com o Google Maps, por exemplo, para mostrar o caminho percorrido.

O equipamento estará disponível no próximo mês, no site da Sony (www.sonystyle.com/retail), com preço em torno de 150 dólares.


GPS-CS1
Foto: divulgação