A cartografia do Brasil nas coleções da Biblioteca Nacional foi um projeto de levantamento e descrição da cartografia manuscrita e impressa relativa ao Brasil, existente nas coleções das Áreas de Cartografia, Iconografia e Divisão de Reservados da Biblioteca Nacional.
O período cronológico abrangido situou-se entre 1700 e 1822. A partir de 1700, pelo fato do século XVIII ser, por excelência, o tempo do Brasil na História da Cartografia Portuguesa; até 1822 porque a data da independência do território constitui, por si só, um marco cronológico com repercussões na responsabilidade e origem da cartografia oficial posterior .
Do levantamento realizado, foram identificados e selecionados trezentos e setenta e nove mapas, que deram origem a trezentas e trinta e três descrições bibliográficas, uma vez que alguns mapas se encontram subordinados a um título comum e, por essa razão, foram descritos em segundo nível.
São mapas de autores portugueses e estrangeiros, incluindo reedições e variantes do mesmo mapa.
Trata-se de um conjunto de mapas avulsos e de mapas oriundos de diferentes tipos de publicações, tais como livros de viagens, histórias gerais, atlas ou, ainda, mapas soltos ou conjuntos de mapas, que foram retirados das obras em que foram originalmente publicados.
Foram contemplados mapas desde a escala da planta de terrenos até a escala da inserção do Brasil na América do Sul.
O catálogo on-line pode ser acessado em http://bnd.bn.pt/ed/cartografia/index.html
->Mapa parcial do Brasil, do ano de 1703