Interoperabilidade
Um dos assuntos mais discutidos nos últimos meses nas comunidades de geoinformação foi a interoperabilidade. Na Lista de Discussão MundoGEO, um participante postou uma pergunta sobre padronização de diretórios e de arquivos na área de SIG, com objetivo de manter um bom nível de organização dos dados ao longo do tempo e facilitar a pesquisa.
A partir dessa questão, recebemos várias respostas sobre o tema. Foram citados dois padrões já consagrados de armazenamento de dados: o americano FGDC, o europeu DC e outras iniciativas que estão sendo apontadas como tendência, como as normas ISO 19115 e a ISO 19139.
O programa Geonetwork também foi indicado como uma solução para os metadados. É um software livre que contempla os padrões citados acima e serve como um organizador de dados geográficos.
No grupo LusoGIS foi divulgada a campanha portuguesa “Importância dos Metadados”, do Sistema Nacional de Informações Geográficas (SNIG), que propõe a constituição de uma base de dados nacional, de livre acesso. O SNIG pretende apoiar as instituições detentoras e produtoras de informação geográfica a publicar os dados sobre a sua informação geográfica. O sistema está funcionando em http://snig.igeo.pt .
No grupogeomatica, um participante comentou que este assunto pode ser chamado de mapoteca topográfica digital, que serve tanto para organização de um SIG, como para a organização em CAD.
Mais informações sobre este assunto nas seções Fórum e +dados.
Definições
Metadados: “dados sobre dados”, fundamentais para descrever informação geográfica.
ISO 19115: norma de metadados de informação geográfica.
FórumGIS
O FórumGIS (www.rbs.eng.br/forum-gis) tem o objetivo de auxiliar nas discussões exclusivamente sobre ArcGIS e todas as suas extensões. O formato de fórum é interessante, pois possibilita arquivamento das mensagens e busca rápida de perguntas e respostas. Essa é mais uma forma de interação entre usuários do ArcGIS. O fórum já conta com mais de cem usuários cadastrados.
-> Página principal do FórumGIS
Grupo MapServer Brasil
No grupo MapServer Brasil foi iniciada uma discussão sobre a criação de segmentos locais da OSGeo (ver abaixo). Inicialmente já foi feita uma sugestão de buscar a participação de grupos regionais na implementação do segmento brasileiro. Foi solicitado que os participantes divulguem as novidades que surgirem no Brasil, e destacado também que o Brasil é o único país da América Latina com membros no conselho da OSGeo.
No mesmo grupo, Gilberto Câmara, diretor do INPE, esclareceu alguns pontos sobre a integração entre TerraLib/TerraView e PostGIS. Esse tipo de participação evidencia o caráter democrático e a proximidade entre os usuários, propiciados pelos grupos de discussão na internet.
OSGeo
A Open Source Geospatial Foundation (OSGeo) é uma organização internacional que auxilia e promove o desenvolvimento colaborativo de tecnologias e dados geoespaciais livres.
Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo e assessor editorial da MundoGEO
editorial@mundogeo.com
Você conhece alguma comunidade de geo interessante na web?
Envie sua dica para editorial@mundogeo.com
Participe!