A primeira antena para Sistema de Posicionamento Global (GPS) com tecnologia 100% nacional é pequena, leve, e consome menos energia em comparação com outros modelos. A BR 5001, fabricada pela Wavekey, é a única produzida no país.
Aproximadamente 90% das antenas á disposição no mercado vêm da Ásia e as demais são montadas nos Estados Unidos e Europa. A versão nacional, que levou seis meses para ser desenvolvida, tem custo 20% menor que as similares importadas.
A antena foi criada pelo engenheiro elétrico Jefferson de Sousa, que é o atual diretor-técnico da Wavekey. Segundo ele, os principais consumidores do equipamento são as companhias que lidam com gerenciamento de frota.
No Brasil, por exemplo, cerca de 400 mil veículos possuem sistema de rastreamento. Em relação ao mercado de GPS, a previsão mundial é que, em 2010, o setor movimente cerca de US$ 9 bilhões. "A BR 5001 apresenta melhor sensibilidade que os demais modelos, o que proporciona uma recepção melhor. Isso confere maior controle das informações de localização e segurança no desempenho do produto", afirma Jefferson de Sousa.
Além da antena para GPS que acaba de ser lançada no mercado brasileiro, a Wavekey pretende desenvolver outros produtos com tecnologia wireless.