A Trisent, empresa de Dunfermline, na Escócia, lançou um sistema de rastreamento para celulares corporativos mais simples e barato que o GPS (Sistema de Posicionamento Global).
Tal sistema permitiria o monitoramento contínuo da localização de qualquer funcionário corporativo ou qualquer indivíduo portando um telefone móvel equipado com a nova tecnologia.
A Trisent afirmou que basta desligar o celular para que o rastreamento pare e que nenhum monitoramento é feito sem que o usuário do celular saiba o que está acontecendo.
"Cada vez que o aparelho é ligado, o telefone informa ao usuário que o rastreamento foi ativado", declarou Gordon Povey, diretor da empresa, que completou dizendo que é impossível que um empregador monitore secretamente seus funcionários.
A tecnologia está em testes na Rússia, junto à VimpelCom, empresa de telecomunicações, que planeja oferecer o serviço naquele país e na Ucrânia.
A Trisent não vende o serviço para indivíduos, apenas a empresas que concordem com os termos de uso e se comprometam a informar seus empregados sobre o recurso habilitado no celular.