Razões técnicas causaram um atraso de mais de um ano no programa da Boeing para construir 12 satélites GPS, referentes ao bloco IIF, para a força aérea norte-americana.

O lançamento do primeiro dos novos satélites está agora agendado para maio de 2008, sendo que nos planos iniciais deveria haver um lançamento em janeiro de 2007.

O re-agendamento do projeto foi baseado em uma revisão da entidade independente do programa, que também indicou a necessidade de aumento de verbas.

Segundo a força aérea norte-americana, o atraso foi causado pela complexidade dos novos satélites e por atrasos de entrega por parte das empresas contratadas pela Boeing.

Satélites GPS IIF

O projeto NAVSTAR-GPS, em sua concepção original, possui quatro blocos de satélites denominados I, II, IIA, IIR e IIF.

Os satélites do bloco I e os satélites dos blocos II e IIA referem-se, respectivamente, a primeira e segunda geração de satélites GPS. O bloco IIR pertence à terceira geração de satélites.

Uma quarta geração irá substituir os satélites do Bloco IIR. O conjunto de satélites denominado de Bloco IIF (a letra F refere-se a Follow-on, ou continuação) será composto por 33 satélites que deverão incorporar a modernização do sistema.

Os satélites do Bloco IIF carregarão osciladores maser de hidrogênio, considerados até o momento os melhores relógios disponíveis. A medição do tempo influencia sensivelmente no posicionamento, devido às distâncias envolvidas.