A Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti – ETEVAV, estará com as inscrições abertas para o vestibulinho do curso técnico em agrimensura – 1º Semestre 2007, no período de 2 a 11 de outubro. Após efetuar a inscrição, o candidato deve passar por um exame composto de 50 questões, com duração de 3,5 horas. O curso é ministrado no período noturno e são oferecidas 40 vagas nesse processo seletivo.
Técnico em agrimensura
A Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo no município de Jundiaí, é uma das únicas unidades de ensino no país que oferece gratuitamente o curso técnico em agrimensura. O curso tem duração de três semestres e para ter direito a estudar o candidato deve estar matriculado no segundo ano do ensino médio ou já ter concluído.
O técnico em agrimensura está capacitado para a representação dos aspectos naturais e artificiais de uma região, especialmente no modo de apresentar as suas posições e altitudes.
Dentro desta área de atuação inclui os seguintes campos científicos tecnológicos:
– Levantamento topográfico;
– Geodésia;
– Geofísica;
– Geografia militar;
– Fotogrametria;
– Aerofotogrametria;
– Cartografia;
– Artes gráficas;
– Cadastro;
– Sensoriamento remoto;
– Geomarketing;
– Georreferenciamento de imóveis rurais;
– GNSS – Sistemas de Posicionamento Global por Satélite;
– GIS – Sistemas de Informações Geográficas;
– LBS – Serviços Baseados em Localização.
Atividades profissionais
O técnico em agrimensura executa coleta de dados em campo, cálculos e desenhos de levantamentos topográficos em geral; supervisiona trabalhos de terraplenagem, locando platôs, taludes, bermas e calcula volumes de cortes e aterros; atua na implantação de loteamento e na urbanização de glebas; demarca e georreferencia imóveis urbanos e rurais; acompanha e fiscaliza a implantação de construções civis partindo das fundações até a finalização da obra em construção; realiza o levantamento “as built” (como construído); compila dados e opera softwares de automação topográfica, GPS e GIS.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é amplo e promissor para o profissional em agrimensura. Algumas áreas do mercado onde este profissional pode atuar:
– Órgãos governamentais (DERSA, Depart. Est. de Proteção dos Recursos Naturais – DPRN, DER, Instituto de Terras do Est. de São Paulo – ITESP, INCRA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA, Embrapa);
– Empresas de saneamento básico (SABESP, SANASA, DAE, etc);
– Prefeituras municipais;
– Empresas de vendas de equipamentos e softwares;
– Empresas de engenharia, de logística, de consultoria; de construção civil; de telecomunicações; de agricultura de precisão; de pavimentação; de meio ambiente – ecologia;
– Instituições de pesquisa.
Informações sobre o curso
Os interessados em obter outras informações sobre o curso técnico em agrimensura podem visitar o site da Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti (ETEVAV) – www.etevav.com.br – Cursos Técnicos – Agrimensura; ou por meio do telefone (11) 4587.3093; ou ainda, pelo e-mail do Coordenador do Curso, Professor Érico Francisco Innocente – innocent@terra.com.br . Visite também a área de download de Agrimensura.