O trabalho "Segmentação GeoComportamental de Clientes para o Setor Elétrico", apresentado no dia 28 de julho no Congresso GEOBrasil 2005, por Eduardo de Rezende Francisco, presidente da GITA Brasil e analista de negócios senior da AES Eletropaulo, foi premiado como o melhor trabalho de negócios do CATI 2006 – Congresso Anual de Tecnologia de Informação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (www.fgvsp.br/cati).
Trata-se de um trabalho desenvolvido em conjunto pela AES Eletropaulo, empresa de distribuição de energia elétrica de São Paulo, e pela Fundação CPqD de Campinas. O trabalho utilizou geotecnologias para permitir a integração de informações técnicas e comerciais com indicadores de satisfação de pesquisas de mercado para cada um dos cerca de 5 milhões de clientes da empresa.
"Cada vez mais o setor elétrico busca diferenciar seus clientes em busca da excelência no relacionamento. Ainda incipiente, as técnicas utilizadas representam um grande potencial para o entendimento do melhor canal de atendimento e para a gestão e diminuição de perdas comerciais e inadimplência para as empresas de energia elétrica", diz Eduardo.
Trabalho: Definição de Metodologia para Segmentação Geoespacial de Clientes para o Setor Elétrico
Confira o texto na íntegra: https://mundogeo.com/Artigo_Clusters BT.pdf