O popular site de publicação de álbuns digitais Flickr adicionou uma nova ferramenta a seus serviços: a localização espacial. As fotos podem ser posicionadas em mapas com imagens de satélite, fornecidos pelo Yahoo! Maps.

As imagens digitais são posicionadas no mapa através do recurso de arrastar e soltar. É possível localizá-las de acordo com o lugar de origem do usuário ou com o local onde a foto foi tirada. 

Podem ser feitas pesquisas desde regiões do planeta até ruas –  o detalhamento dos mapas do Yahoo!, porém, não é muito preciso, principalmente fora dos EUA.

Também é possível usar os mapas para exibir imagens em forma de álbum pessoal, e as pesquisas podem ser feitas por assunto, texto, data, grupo e localidade.

O Flickr alerta, na inicialização do programa, sobre os problemas que esse tipo de exposição pode causar, pois a ferramenta permite aos usuários revelar onde moram. O ideal é localizar no mapa apenas os locais fotografados, protegendo a privacidade do usuário.

Flickr

O Flickr, que foi adquirido pelo Yahoo! no início de 2005, é um site canadense caracterizado como uma “rede social”, com foco no armazenamento e compartilhamento de fotografias (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações). 

Além de hospedar fotografias, os usuários podem entrar em contato com outros fotógrafos de diferentes locais do mundo.

O site é considerado um exemplo do que ficou conhecido como Web 2.0, devido ao nível de interatividade permitido aos usuários. O Flickr adota o popular sistema de categorização de arquivos por meio de tags (etiquetas).