Um projeto sobre a gestão de incêndios florestais em tempo real valeu à Universidade do Minho, de Portugal, o prêmio internacional IBM Shared University Research (SUR).

O projeto "Plataforma Nacional para Integração de Serviços Geo-Referenciados na Gestão de Fogos Florestais em Tempo-Real" é da autoria de dois investigadores do Departamento de Informática, Alberto Proença e Jorge Rocha.

O objetivo do projeto, que será desenvolvido em parceria com diversos organismos, é o compartilhamento de dados geográficos – desde a utilização do solo à evolução das chamas – e identificar, em tempo real, zonas de alto risco em caso de deflagração de incêndios. 

Com o sistema, será criado um mapa de risco que incluirá rotas de acesso, casas e populações ameaçadas, pontos de fornecimento de água, etc. A plataforma permite ainda assinalar a localização precisa de todos os veículos terrestres e aéreos envolvidos no combate ao fogo.

Com esta plataforma, os investigadores pretendem ajudar a combater de forma mais eficaz os fogos que estejam em progressão no terreno, através da disponibilização dos dados aos comandos operacionais.

A IBM presenteou a Universidade do Minho com oito máquinas da linha xSeries (Intel) bi-processador, num total de 16 processadores. O prêmio inclui ainda os serviços de montagem e implementação do hardware, e a disponibilização gratuita de software e material educativo através do programa IBM Academic Initiative.