A prefeitura de Sorocaba iniciou na última segunda-feira uma pesquisa que vai apontar o censo imobiliário da cidade. O estudo será feito por 80 pesquisadores treinados.
O levantamento deve durar de 10 a 12 meses e é mais uma fase da implantação de GIS na cidade, um cadastro técnico informatizado das construções do município que será disponibilizado para consultas online.
A coleta de dados será realizada por estudantes da FACENS Júnior, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, contratada por licitação.
Durante a pesquisa, os universitários, divididos em 40 duplas, percorrerão as ruas da cidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, identificados e uniformizados com boné e colete com logotipo da prefeitura da cidade.
De acordo com José Dias Batista Ferrari, secretário de habitação, urbanismo e meio ambiente, a primeira etapa para a implementação do sistema foi concluída em maio com o levantamento aerofotográfico de toda a região urbana de Sorocaba – informações que serão cruzadas com as do censo agora.
O objetivo é fazer um monitoramento preciso e informatizado de dados sobre terrenos e edificações.