De Córdoba, na Argentina, nosso correspondente Eduardo Freitas Oliveira envia notícias sobre a I Conferência Internacional El Agrimensor, promovida pelo portal argentino para reunir profissionais da América Latina.
Segundo Eduardo, o público presente é eclético: de agrimensores e geógrafos, passando por engenheiros civis, advogados e professores até estudantes e analistas de sistemas. “80% são homens, como é comum nessa área”, conta. Grandes empresas como Trimble, ESRI, Leica, GeoEye, Aeroterra, Runco, Infosat, Autodesk têm estandes na feira.
A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação de um filme sobre o sonho de integração entre os países latino-americanos – esse, aliás, é o principal objetivo do evento, segundo o portal El Agrimensor.
José Maria Ciampagna contou que 43,5% das visitas a seu site vêm da Argentina, enquanto mais de 56% são provenientes de outros países. O engenheiro apresentou histórias sobre pessoas que usaram o portal como ferramenta para arranjar emprego, vender instrumental, conseguir bolsa de estudo e até mesmo para descobrir a vocação para a agrimensura.
Os principais temas discutidos durante o evento, que termina amanhã, tratam do papel do agrimensor no século XXI, georreferenciamento, infraestrutura de dados espaciais e capacitação científica.
“Como percebemos no GEOBrasil, aqui também está se falando muito sobre metadados na informação geoespacial”, destaca Oliveira.
Eduardo apresentou durante a tarde de ontem uma palestra para apresentar a MundoGEO ao público estrangeiro, com detalhes sobre a cronologia da empresa, o portal mundogeo.com, as revistas em português e espanhol, o Centro de Informações do Galileo para a América Latina, o GEOBrasil Summit, etc..