A versão 5.0 do Sistema para Processamento de Informações Georreferenciadas (SPRING), desenvolvida pelo DPI/INPE com apoio da empresa K2 Sistemas, apresenta melhorias de uso do SIG.

Com uma interface totalmente nova, a prioridade desta versão é melhorar a interatividade do software, facilitar o acesso às principais funções, além da inclusão de novas funcionalidades de edição, visualização e consulta.

Dentre as alterações mais significativas incorporadas na interface principal, estão a organização da barra de ferramentas principal, a mudança do painel de controle para um modelo hierárquico de categorias e planos de informações, e a alteração do modelo de telas auxiliares para o modelo de fichas.

As ferramentas de edição vetorial e matricial também evoluíram, fundamentadas na transformação das janelas de edição para barra de ferramentas, além da criação de uma barra de ferramentas auxiliar para a edição vetorial, que pode ser acoplada em qualquer local da janela principal.

As tabelas de objetos foram acopladas à janela principal e a tabela de atributos ganhou novas funções para pesquisa rápida de objetos e atributos. O pacote gráfico ficou mais sofisticado permitindo que os atributos de cor, textos dos títulos, eixos e curvas sejam configurados pelos usuários.

Um novo recurso permite acompanhar visualmente a movimentação do cursor em várias telas (principal e/ou auxiliares) simultaneamente, além da possibilidade de inserir, remover e deslocar pontos através da janela de propriedades dos vetores.

O SPRING 5.0 é desenvolvido para os ambientes Linux e Windows, nos idiomas português, inglês e espanhol, e já se encontra disponível para download uma versão beta para testes no website da K2 Sistemas: www.k2sistemas.com.br