A empresa IMAGEM estabeleceu uma parceria com a escola Monteiro Lobato, de São José dos Campos, para realização do projeto “SIG na Educação”.

Esta iniciativa, pioneira na América Latina, tem como objetivo utilizar os recursos oferecidos pela tecnologia GIS no aprendizado tradicional, o que contribui para a compreensão dos alunos sobre os problemas do mundo real pela análise de dados geográficos. Além disso, essas informações são compartilhadas entre as diversas disciplinas, o que garante o enfoque holístico na aprendizagem dos alunos.

A tecnologia GIS permite criar, manejar, publicar e disseminar o conhecimento da geografia para toda a sociedade. Assim, sua utilização na educação conduzirá os alunos a um pensamento mais crítico sobre a realidade que os cerca, integrando o aprendizado tradicional com a análise geográfica.

Além do treinamento de oito de seus professores para utilização de GIS, a Escola Monteiro Lobato instalou, nos 17 computadores já existentes em seu laboratório de informática, as licenças do software ArcGIS, com as quais são realizadas as aulas semanais de geografia para alunos da 5ª série.

“O projeto contribuirá para o melhor conhecimento da geografia e de outras disciplinas, para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a solução de problemas, com foco na participação dos próprios alunos e professores”, explica Marcos Leandro Kazmierczak, coordenador do projeto pela IMAGEM.

Além desta inovação nas aulas de geografia, os melhores alunos terão seus trabalhos selecionados para apresentação em um Congresso Internacional sobre Educação, a ser realizado em 2007, em São José dos Campos.