Elbson M. Quadros, membro da equipe Atech – projeto ARES, fala sobre rastreamento e monitoramento de veículos em tempo real, e como a tecnologia GPS foi usada na recuperação da área do World Trade Center, após os atentados de 11 de setembro de 2001

Descobrir qual o melhor caminho para sair de uma localidade A e chegar a uma localidade B foi sempre uma preocupação dos condutores de veículos e, sobretudo, das empresas de transporte de passageiros ou de cargas.

Uma outra preocupação crucial destas empresas é saber, a qualquer momento, onde está o veículo para poder gerenciá-lo de forma eficiente e aumentar a segurança do mesmo.

A navegação por satélite (GPS/GNSS), junto com os avanços nas tecnologias de comunicação móvel, permitiu o desenvolvimento de sistemas de monitoramento de veículos em tempo real, fundamentais para aumentar o controle e a visibilidade nas operações de transporte.

O Departamento de Obras Urbanas da cidade de Nova Iorque empregou tecnologia GPS/GNSS durante os oito meses de recuperação da área do World Trade Center, após o atentado de 11 de Setembro de 2001. Aproximadamente 2 milhões de toneladas de entulho foram retiradas do local.

A integração de informações de posicionamento por satélite, em tempo real, com uma rede de comunicação móvel e um sistema inteligente de gerenciamento, aumentou bastante a eficiência e reduziu os custos da operação, que envolveu uma frota de 235 veículos.

O sistema, baseado em localização GPS, possibilitou à equipe de controle localizar cada caminhão no local dos destroços, ou nos locais de descarga como aterros, centros de reciclagem, entre outros. O número de carregamentos por caminhão mais do que dobrou poucos dias após a instalação do sistema, o que ajudou também a evitar gargalos nos carregamentos e descarregamentos, além de possibilitar a identificação de congestionamento nos trajetos, permitindo definir rotas alternativas e evitar atrasos.

Além disso, através do uso de cercas eletrônicas, o sistema aumentou a segurança do material transportado, evitando o desvio ou furto de ruínas do desastre ou outros materiais de valor e aumentando o controle sobre o transporte de material perigoso.

A posição do veículo era monitorada através de um equipamento GPS embarcado em cada veículo e transmitida para uma central de controle através de tecnologias de comunicação móvel usando a rede celular. Assim como na navegação aérea, o GPS americano é o sistema satelital mais conhecido e utilizado para o monitoramento de veículos.

Esta combinação de tecnologias tem proporcionado ganhos nos diversos segmentos de transporte. No transporte de matéria-prima e bens de consumo, por exemplo, os sistemas de monitoramento de veículos permitem monitorar desde o momento em que o veículo deixa a base para coletar o produto até a entrega do mesmo no seu destino final.

Pode ser monitorado o desempenho do motorista, o tempo de viagem, as paradas autorizadas, a velocidade média, a rota planejada, além de aumentar a segurança do transporte através do uso das informações de posicionamento do veículo para gerenciar riscos e identificar situações de perigo de roubo do veículo ou da carga.

Os avanços esperados com a chegada dos sistemas GNSS mais amplos, com maior precisão e confiabilidade, aliado ao desenvolvimento de sistemas inteligente para o tratamento das informações, irão aperfeiçoar ainda mais os resultados obtidos com o monitoramento de veículos, seja para frotas de caminhões, táxi, ônibus como para carros de passeio, viaturas policiais e outros serviços de atendimento.


-> Monitoramento de veículos via GNSS