O IBGE publicou no final de setembro o edital do processo seletivo para preencher 86.469 mil vagas temporárias em todo o país. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
– 525 vagas para auxiliar censitário administrativo (cargo que exige ensino médio concluído);
– 5.409 vagas para agente censitário municipal (exige ensino médio);
– 12.394 vagas para agente censitário supervisor (exige ensino médio);
– 68.141 vagas para recenseador (exige ensino fundamental concluído).
Os trabalhadores vão atuar no censo agropecuário e na contagem da população, e a previsão de execução dos trabalhos é de no máximo 10 meses para o auxiliar censitário administrativo, 7 meses para o agente censitário municipal e o agente censitário supervisor, e 5 meses para o recenseador.
A remuneração varia de R$600,00 a R$800,00, sendo que os recenseadores recebem por produção, calculada por setor censitário, com base nas quantidades de unidades recenseadas (estabelecimentos agropecuários e/ou domicílios), pessoas recenseadas e registros no controle da coleta de dados.
A carga horária para as funções de auxiliar censitário administrativo, agente censitário municipal e agente censitário supervisor será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Já para a função de recenseador a jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais.
O período de inscrição para o concurso é do dia 18 a 27 de outubro em postos de agências credenciadas dos correios, sendo que nos municípios/subdivisões de municípios onde não houver agências credenciadas dos correios os locais serão definidos pela Fundação Cesgranrio no site (www.cesgranrio.org.br).
O candidato deve se inscrever em um posto de inscrição no município/subdivisão do município onde deseja trabalhar e precisa, também, entregar uma cópia do documento de identidade junto ao requerimento de inscrição.