Um novo portal irá auxiliar estudos sobre ordenamento territorial, dinâmica populacional e biodiversidade na Amazônia. A iniciativa é da Rede GEOMA e reflete a política de disponibilização de dados para difundir o conhecimento sobre a região, e retornar à sociedade na forma de serviços os investimentos feitos na área de ciência e tecnologia.
O portal oferece dados de videografia aérea obtidos em quase 40 horas de gravação. As imagens foram feitas durante uma missão aérea realizada entre 28 de maio e 12 de junho deste ano. O sobrevôo abrangeu parte dos estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.
As imagens coletadas durante o sobrevôo tiveram como principal objetivo a identificação de alvos da superfície terrestre da região amazônica. Os dados adquiridos devem dar suporte às atividades de mapeamento, análise e identificação de feições e fenômenos de interesse nos estudos sobre a dinâmica de uso e cobertura da terra, ordenamento territorial, dinâmica populacional, assentamentos humanos e biodiversidade, entre outros.
A missão foi coordenada por representantes de três Institutos que fazem parte da Rede Temática GEOMA, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT): Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Todo o trabalho foi patrocinado pelo MCT e pela FINEP.
As informações e imagens pertencem à Rede GEOMA/MCT e podem ser usadas para estudos, análises científicas e políticas públicas desde que mencionada a fonte. Os dados podem ser acessados e descarregados a partir de uma página da web, sendo necessário apenas que o usuário preencha um cadastro simplificado, no seguinte endereço www.dpi.inpe.br/geoma/videografia
Rede GEOMA
A rede GEOMA, criada em 2004, tem por finalidade desenvolver modelos computacionais capazes de analisar e prever a dinâmica espaço-temporal dos sistemas ecológicos e socioeconômicos em diferentes escalas geográficas na Amazônia, com o objetivo de contribuir para a formulação e acompanhamento de políticas públicas.