Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) avaliarão, nesta sexta-feira, a proposta de um mapa que englobará todas as áreas consideradas como prioritárias para conservação da Amazônia.

A iniciativa é uma das frentes de ação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A primeira etapa do processo de atualização das áreas prioritárias foi a realização da oficina técnica Áreas Relevantes para Biodiversidade no Bioma Amazônia, realizada no período de 11 a 15 de setembro, em Cuiabá.

A oficina teve o objetivo de subsidiar o processo de atualização do mapa de áreas definidas como prioritárias no contexto nacional, traçar metas e elaborar um mapa específico que destaque as áreas relevantes da biodiversidade amazônica.

Este mapa tem importância estratégica e fundamental se observado o contexto no qual está inserido a Amazônia atualmente. Ele auxiliará no estabelecimento e identificação das área, de fato, consideradas prioritárias e que exigem maior atenção.