De Florianópolis, o correspondente Eduardo Freitas Oliveira envia notícias sobre o 7º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, 5º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os países do Mercosul e 2º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os países da América Latina (COBRAC 2006).

O público presente é eclético: de agrimensores e cartógrafos, passando por engenheiros civis, militares, professores, estudantes e analistas de sistemas. Grandes empresas como Manfra, Esteio, Base, Imagem, AllComp, Aeroimagem, Alezi Teodolini e Santiago & Cintra têm estandes na feira.

O tema central do congresso é “cadastro técnico multifinalitário: uma necessidade das instituições”. O principal tópico discutido sobre este tema tem sido a criação de um cadastro único, pois atualmente a maioria das instituições tem uma miscelânea de informações que não são interligadas de forma adequada.

Como o cadastro técnico é um assunto multidisciplinar, outros temas também estão sendo amplamente debatidos, tais como a organização de um cadastro nacional, avaliação em massa de imóveis, infra-estrutura de dados espaciais, software livre, servidores de mapas, uso imagens de satélites e laser scanner para mapeamento urbano, planos diretores, etc.

O Dr. Caros Loch, coordenador geral do congresso, afirmou que o primeiro dia do evento foi bastante produtivo. A quantidade de participantes superou as expectativas e as mesas redondas contaram com grande interesse do público.