As inscrições para o curso superior de tecnologia em agrimensura, na Universidade Tuiuti do Paraná, poderão ser feitas de 6 a 30 de novembro. São ofertadas 50 vagas por semestre, no período noturno.
Este curso habilita o profissional para exercer atividades de topógrafo, que pode ser executada de forma autônoma e/ou através de empresas que prestam esse tipo de serviço.
A estrutura do curso visa fornecer conhecimento na área de empreendedorismo, além das disciplinas que estão inter-relacionadas com as atividades do agrimensor. A organização do conteúdo divide-se em formação sociocultural, teórica geral, teórico tecnológica e prática.
Tópicos do curso
– Realizar atividades em topografia: realizar levantamento planialtimétricos; implantar pontos topográficos; realizar cálculos topográficos; representar levantamentos topográficos; locar dados e informações georreferenciadas; fornecer suporte técnico a projetos e obras correlatas;
– Aplicar agrimensura legal: demarcar propriedades, georreferenciamento de imóveis rurais, reservas legais e de preservação; desmembrar e remembrar propriedades rurais e urbanas; retificar e ratificar limites e áreas rurais e urbanas; identificar terras devolutas; vistoriar propriedades rurais e urbanas em ações judiciais; executar avaliações e perícias técnicas; emitir laudos técnicos e memoriais descritivos;
– Implantar cadastro técnico multifinalitário: orientar definição do cadastro; realizar levantamentos cadastrais urbanos e rurais; coletar dados cadastrais; validar dados cadastrais; definir metodologia de atualização de cadastro;
– Implementar projetos geométricos: projetar loteamento, estradas, assentamentos e estudo de traçado (linha de transmissão e dutos); fornecer plantas topográficas para projetos de reflorestamento.
Ao final do curso, os formandos deverão estar aptos a efetuarem todo tipo de trabalhos topográficos, tendo em vista a elaboração de plantas, cartas, mapas, georreferenciamento de imóveis rurais e apoios topométricos, destinados à preparação e orientação de trabalhos de cadastramento e/ou obras públicas, quer em relação ao projeto, quer em relação a execução da obra.
Os profissionais podem trabalhar em áreas, tais como agropecuária, exploração florestal, construção, administração pública. Podem trabalhar em empresas (privadas ou públicas) de variados tamanhos, como empregados registrados ou constituir empresa própria e prestar serviços a empresas estatais, municipais e particulares.
Mais informações: Professor Josmael Araujo Bonatto (41) 3331-7712 josmael.bonatto@utp.br – www.utp.br