Ágatha Branco, correspondente do portal MundoGEO, conta com exclusividade como foi o III Encontro Técnico GIS Transpetro, realizado dia 23 no Hotel Pestana Copacabana, no Rio de Janeiro.

O III Encontro Técnico GIS Transpetro foi um evento interno da Petrobras do qual participaram gerentes, coordenadores, administradores e usuários da ferramenta GIS Transpetro.

O GIS Transpetro é uma ferramenta corporativa que utiliza como plataforma o MapGuide 6.5. Mais de 300 usuários internos acessam o sistema, que faz a gestão das informações georreferenciadas das faixas de dutos operadas pela Petrobras Transporte, possibilitando o monitoramento e a manutenção constantes. A implementação das informações é realizada por uma equipe técnica de 10 profissionais, que fica localizada no edifício sede da companhia, no Rio de Janeiro.

Entre os palestrantes estavam Marcelino Guedes, diretor da Petrobras Transporte; José Gabriel Tinoco, gerente geral da gerência executiva de serviços e engenharia; Ulisses Dias Amado, coordenador do GIS Transpetro e Ulisses Sobral Calile,  gerente de controle de integridade de instalações.

O encontro foi idealizado para divulgar os trabalhos realizados nos dois últimos anos, periodicidade em que acontece o evento. Nele, foram expostas as integrações de dados entre vários sistemas e a forma como as informações estão se tornando visíveis através do ambiente georreferenciado, garantindo a unicidade da informação. Além disso, o evento serviu para mostrar aos usuários a evolução do sistema, as novidades, a utilização e como as novas ferramentas serão disponibilizadas.

A principal novidade tecnológica, é a migração da plataforma do GIS Tranpetro para a versão 7.0 do MapGuide, que tem integração com o Google Earth e foi apresentado por Cristina Randazzo, da Autodesk.

A ferramenta mais importante que está em fase de desenvolvimento é o GIS Integridade,  um módulo do GIS Transpetro capaz de gerir todos os dados relacionados à integridade de dutos (corrosão interna, corrosão externa, teste hidrostático, PIG, ação de terceiros, reparo de reabilitação, geotecnia e análise de risco).