A Prefeitura de São Paulo, anunciou no final de outubro o início das operações do chamado Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) do transporte coletivo de São Paulo.
As informações obtidas pelo equipamento GPS instalado nos veículos serão enviadas em tempo real para a Central de Monitoramento da SPTrans, para empresas e também para usuários, que visualizarão os dados por meio dos painéis instalados nos terminais e corredores.
Dessa forma, o usuário poderá acompanhar, do ponto de ônibus, quanto tempo terá que esperar até a chegada de cada ônibus. Nessa primeira fase apenas os ônibus, microônibus e miniônibus da zona 1 (noroeste) serão monitorados pela SPTrans.
O sistema de monitoramento de ônibus via GPS está em projeto há pelo menos dois anos. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, a demora para o início da operação foi causada por problemas técnicos. "Só agora finalizamos a instalação de toda a infra-estrutura na rede. Além disso, os GPS estavam espalhados nos ônibus em várias áreas da cidade."
Uma das principais vantagens do SIM é a possibilidade de adequar a relação entre oferta e demanda dos ônibus usando dados atualizados. Veículos que cometerem irregularidades, como sair do itinerário ou trafegar em alta velocidade, também serão detectados. "Os operadores ainda estão aprendendo a lidar com o sistema e explorando as possibilidades de ação", afirmou Bussinger.
Veja mais no site da SPTrans: www.sptrans.com.br/new05/noticias/materias/2006/outubro/31_monitoramento.html
Assista a reportagem exibida no SPTV (Rede Globo): http://gmc.globo.com/GMC/1,,2465-p-M570822,00.html
->Esquema do equipamento embarcado nos veículos