A EarthData International anunciou no início do mês a assinatura de um contrato com a National Geospatial-Intelligence Agency (NGA) para mapear partes de um dos maiores países da América do Sul com a utilização do sistema de mapeamento por radar GeoSAR. A empresa não divulgou qual o país a ser mapeado.
O GeoSAR, operado exclusivamente pela EarthData, produzirá imagens de alta resolução e mapas terrestres para apoiar uma variedade de atividades de gerenciamento de terras e informações.
Montado em um avião a jato e utilizando duas bandas de radar (X-band e P-band) simultaneamente, o sistema GeoSAR voará sobre a área coletando imagens extremamente precisas, além de modelos tridimensionais da superfície da cobertura da floresta e da terra abaixo da cobertura.
"O GeoSAR é o único sistema existente que pode fazer mapeamento através de árvores e nuvens, o que o torna valioso para o mapeamento de regiões como essa, onde a vegetação densa e a cobertura de nuvens perenes tornam as técnicas de mapeamento convencionais impossíveis ou com custos proibitivos", explicou Anne Hale Miglarese, diretora executiva da EarthData.
Além deste projeto na América do Sul, o sistema GeoSAR da EarthData está sendo implantado em Papua Nova Guiné e outras partes da região da Ásia-Pacífico.
Mais informações: www.earthdata.com