Foz do Iguaçu será sede de um evento internacional sobre programas de computador de código aberto: a III Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware), que será realizada no Parque Tecnológico Itaipu nos dias 16 e 17 de novembro.
Promovido pela Itaipu Binacional e Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o evento tem como objetivo abrir espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do software livre na América Latina.
Além de personalidades internacionais e representantes de países da América Latina, a Latinoware 2006 será palco para diversos órgãos públicos e privados mostrarem suas soluções em softwares open source.
Durante o evento serão promovidas palestras, oficinas e sessões técnicas sobre software livre. A proposta é de que a Latinoware seja uma oportunidade para que especialistas e usuários de promovam um intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Soluções
Algumas soluções em software livre, desenvolvidas por instituições públicas e privadas, serão apresentadas durante o evento. O Governo do Paraná, por exemplo, apresentará diversos produtos desenvolvidos pela Celepar e como conseguiu economizar R$ 127,3 milhões em três anos com o uso e desenvolvimento dessa tecnologia.
Já o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), do Governo Federal, aproveitará a Latinoware para debater a implantação da Certificação Digital no Brasil.
A Itaipu Binacional, através da Superintendência de Informática, e a Fundação PTI também vão apresentar os trabalhos voltados à pesquisa e disseminação dos softwares de código aberto.
Mais informações no site do evento: www.latinoware.org
Software livre
Confira a opinião de Cintia Mara Costa, engenheira cartógrafa e analista de sistemas de informações geográficas da Celepar, sobre software livre na seção Fórum da revista InfoGEO.
Não perca na próxima edição da InfoGEO o guia do software livre para geo, escrito por Eduardo Patto Kanegae.