O governo do Estado do Mato Grosso do Sul firmou uma parceria com a Embrapa para o mapeamento ambiental através do georreferenciamento do território. O convênio foi assinado no dia 13 de novembro e tem duração de dois anos.

Segundo as autoridades estaduais, dentro de seis meses qualquer cidadão terá acesso online às informações sobre cobertura vegetal, mapeamento de áreas particulares e reserva ambiental de Mato Grosso do Sul, entre outros dados. Ao todo serão investidos R$ 467 mil em pesquisa e treinamento de pessoal.

A nova tecnologia auxiliará não apenas a área ambiental, mas também poderá servir de base cartográfica para outras secretarias da administração estadual. Além das informações ambientais, o sistema também possibilitará ao usuário acessar informações meteorológicas.

Transferência de tecnologia

O projeto de georreferenciamento desenvolvido pela Embrapa tem por objetivo auxiliar os estados no mapeamento das áreas ambientais através da transferência de tecnologia.

O estado do Paraná foi o primeiro a utilizar este tipo de tecnologia. Depois vieram Acre, Mato Grosso, Amapá e algumas regiões do Nordeste e Sudeste.