A ESRI anunciou ontem uma parceria estratégica com a CG/LA Infrastructure, empresa baseada em Washington, EUA, que promove e apóia o desenvolvimento da infra-estrutura na América Latina.  O objetivo é quadruplicar o nível de investimento atual para o desenvolvimento de projetos na região.

O acordo ajudará a CG/LA em seus esforços de desenvolvimento de projetos permitindo, mediante o uso de sistemas de informações geográficas, o mapeamento e acompanhamento de projetos de natureza crítica para o crescimento econômico da América Latina.

Os setores beneficiados serão: saneamento e recursos hídricos, energia, óleo e gás, transporte e logística, além de mineração e infraestrutura digital.

Potencial

"A infra-estrutura na América Latina representa um negócio de 35 bilhões de dólares, e com a ajuda da ESRI acreditamos que conseguiremos catalizar o crescimento desse mercado de maneira que em cinco anos alcançaremos um nível de investimento em torno de 140 bilhões de dólares", disse Norman Anderson, presidente da CG/LA Infrastructure.

"Para manter e melhorar as taxa atuais de crescimento, a América Latina precisa investir entre 5 e 6 por cento de seu produto interno bruto regional em infra-estrutura crítica. Depois da intensa rodada de eleições este ano, 2007 será o ano da infra-estrutura na América Latina", declarou Anderson.

Ele ainda disse que "a CG/LA espera trabalhar intensamente em conjunto com a ESRI para agregar a tecnologia GIS ao mercado global de infra-estrutura. A ESRI é uma companhia única e sua tecnologia será de vital importância para melhorar o mundo em que vivemos".

"A aliança da ESRI com a CG/LA representa um grande avanço na expansão do uso de GIS na infraestrutura da América Latina", comenta Leandro Rodriguez, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina da ESRI.

"A CG/LA é o centro de uma grande rede composta por organizações financeiras e de negócios, e seus membros incluem executivos de alto nível, líderes de projetos, bancos e provedores de bens e serviços. Estamos muito contentes por fazer parte dessa rede. Com a inclusão do compontente GIS, a CG/LA poderá apoiar com maior efetividade seus esforços na América Latina, onde o potencial de crescimento é enorme", complementou Leandro.

Fórum de Liderança

A ESRI apóia também o Quinto Fórum de Liderança Latino-Americano, que acontece nos dias 14 e 15 de março de 2007 na República Dominicana. O fórum reunirá os 50 projetos mais importantes da região, envolvendo todas as categorias da infra-estrutura.