O uso de produtos e serviços de geotecnologia garante à Petrobras não apenas a vanguarda tecnológica, mas assegura também economia e segurança em suas operações, favorecendo o meio ambiente e as comunidades onde a empresa atua. A tecnologia de geoprocessamento está cada dia mais atuante no planejamento das atividades, pela sua capacidade de otimizar e qualificar as tomadas de decisão, tornando-se uma ferramenta muito importante no apoio à administração e ao gerenciamento de dados.
Com o auxílio dessa ferramenta, a Petrobras, na Unidade de Negócios de Sergipe/Alagoas, através do Site GISSEAL, pôde eliminar a redundância de dados, agilizar a revisão dos mapas, reduzir custos e solucionar problemas com maior rapidez, melhorando assim o serviço prestado, além de fornecer informações para subsidiar ações, minimizar o tempo de resposta, procurando dar suporte às funções administrativas e de tomada de decisão em todos os níveis da organização.
O site GISSEAL foi desenvolvido pela Gerência de Geodésia da unidade de negócios da Bahia, e hoje encontra-se implementado pela Gerência de Geodésia da Unidade de Negócios de Macaé, em parceria com a TECGRAF – PUC/RJ. Produzido na linguagem ASP, o site está disponível na rede interna da Petrobras (intranet). A aplicação foi desenvolvida na plataforma Modular GIS Environment (MGE), hoje em Geomedia Professional, versão 6.0, e Geomedia Web Map, versão 6.0, baseada na ferramenta CAD Microstation. Todos os recursos de criação e gerenciamento de gráficos vetoriais disponíveis nos bancos de dados convencionais foram devidamente utilizados.
Através dessa tecnologia seria possível evitar a duplicação de esforços, pois os dados seriam inseridos uma só vez em uma base de dados centralizada (ao invés de ter a mesma informação inserida em várias bases de dados), tornar os dados amplamente disponíveis (um usuário poderia ser autorizado a acessar diretamente os conjuntos de dados de que necessitar), e permitir que a informação seja integrada de uma maneira virtual.
Entre as vantagens alcançadas pelo geoprocessamento, é possível destacar a espacialização de dados relativos à exploração de petróleo, atuação nos processos de licenciamento ambiental e auxílio a seus parceiros externos, quanto à necessidade de informações cartográficas que possam ser fornecidas pela Unidade.
-> Figura 1: Facilidade de acesso a banco e base de dados diversos e visualização aeroftogramétrica do local de implantação dos marcos
-> Figura 2: Opções de criação de links a banco de dados externos
-> Figura 3: Sobreposição de informações para auxílio na tomada de decisão
Medindo, comparando e modelando matematicamente ou estatisticamente os diferentes temas dos dados, de forma que seja gerada a informação geográfica útil que prediga a condição de um ou mais aspectos do ambiente, o site GISSEAL inclui funções cartométricas básicas, como comprimento de linha, área da superfície, obtenção de coordenada do mapa gerado e inclusão de pontos de coordenada conhecida. Técnicas de análise de mapas, como a habilidade para sobrepor digitalmente vários conjuntos de dados e extrair áreas que compartilham características comuns, como obras e edificações, hidrografia, dutos e poços, são conjuntos de partes igualmente essenciais de qualquer GIS.
O site GISSEAL pode exibir dados geográficos contidos num banco de dados, ou informação gerada a partir de procedimentos de análise dos dados. A exibição gráfica pode ser uma simples listagem de registros do banco de dados, uma apresentação das estatísticas em gráfico ou um mapa temático que mostra o caráter geográfico da análise dos resultados.
Em função dessas características, e do interesse da unidade no site GISSEAL, algumas tomadas de decisões e/ou funções operacionais estão tendo seus paradigmas quebrados e, conseqüentemente, potencializando benefícios com redução de custos na exploração e explotação de petróleo nos estados de Sergipe e Alagoas.
Veja abaixo alguns dos benefícios dessa tecnologia:
• Na confecção de mapas para o licenciamento ambiental a fim de outorga de uma determinada área de estudo;
• Aprovação de locação de poços com redução do tempo gasto em cerca de quinze dias;
• Permissão da liberação de áreas para perfuração de poços, utilizando o mapeamento das propriedades rurais. Esta vantagem trouxe facilidades ao contato e acesso com os proprietários;
• Confecção de mapas para o auxílio na segurança interna da Unidade de Negócios de Sergipe/Alagoas;
• Na confecção de mapas para as equipes de sísmica se posicionarem nas atividades em campo;
• Na identificação dos municípios onde as atividades operacionais das sondas de produção e perfuração estão sendo executadas para o recolhimento de ISS;
• No auxílio com imagens de satélites de alta resolução (QuickBird) para o estudo de recuperação de áreas degradadas;
• No posicionamento das torres de telecomunicações para melhor obtenção dos sinais de dados e voz;
• Nos estudos para aquisição de sísmica 3D, rotas de fuga e devolução de áreas de concessão;
• Quando solicitado pela ANP, na identificação do município onde se encontra o poço produtor, para que a mesma efetue o pagamento da participação governamental;
• No posicionamento das embarcações marítimas e gerenciamento da esquadra;
• Confecção de mapas para o auxílio da elaboração do novo capítulo 06 da Norman-01 onde, a partir de agora, plataformas fixas desabitadas que distem 6km da costa, estão liberadas do uso do Rádio Farol em todo território nacional.
O site do GISSEAL, hoje, é uma realidade utilizada por todas as gerências da unidade. São, em média, 600 acessos por mês dos mais variados temas, que vão desde a base cartográfica (sistema viário, vegetação, curva de nível, hidrografia, etc.), campos de produção, poços, propriedades rurais, dutos, plataformas, imagens de satélite de alta resolução, sísmica, acessos a links e banco de dados externos, entre outras.
Graças ao uso dessa ferramenta, as operações da Unidade de Negócios de Sergipe/Alagoas ganham mais precisão, economia e segurança, consolidando, a cada ano, os bons resultados obtidos.
Arionaldo Rodrigues Menezes
Gestor do GISSEAL e técnico de projeto, construção e montagem da Petrobras S.A.
arionaldo@petrobras.com.br
Sandro Luis Medeiros
Gestor do banco de dados do GISSEAL e engenheiro cartógrafo – Tecnocoop Sistemas
slm@petrobras.com.br
Karla Adriane Santos Dias
Cadista – FAAR Consultoria Técnica
karlaadriane.faar@petrobras.com.br
Maria Luiza de Oliveira Leite
Cadista – FAAR Consultoria Técnica
maluoliveira.faar@petrobras.com.br