Fundada em 12 de junho de 1998, a Transpetro foi criada para ser subsidiária integral da Petrobras. O principal objetivo da empresa é crescer e colaborar com o desenvolvimento do país, em sintonia com a estratégia de negócios do Sistema Petrobras.
A empresa é responsável por uma rede de estradas invisíveis formada por mais de dez mil quilômetros de dutos, que estão interligados em todo o Brasil, além de operar terminais e transportes marítimos. Por esses dutos trafegam produtos, como petróleo e derivados, álcool e gás natural, que abastecem diversos pontos do Brasil.
Estão aliados à malha de dutos: terminais, bases de armazenamento e uma frota de navios-petroleiros, além das áreas de produção, refino e distribuição da Petrobras. A companhia também atua na importação e exportação de gás natural, petróleo e derivados.
Embora o principal cliente da Transpetro seja a Petrobras, a empresa presta serviço a outros nomes da área petroquímica e distribuidoras no Brasil e exterior. A empresa está em constante crescimento e vem expandindo sua área de atuação com alta tecnologia e competência.
Sua missão é operar de forma segura, rentável, integrada e com responsabilidade social e ambiental no transporte e armazenamento de petróleo, derivados, gás, petroquímicos e renováveis.
A Transpetro é uma empresa de padrão internacional, líder em transporte multimodal da América Latina, reconhecida pelo Sistema Petrobras e demais clientes como parceira preferencial, inovadora e socialmente responsável.
Carga transportada em 2005
Transporte marítimo: 55,6 milhões de toneladas
Dutos e terminais: 640 milhões m3
Área de dutos e terminais
7.011 km de oleodutos
3.0 3 km de gasodutos
Total de dutos operados: 10.05 km
20 terminais terrestres
2 terminais aquaviários
Transporte marítimo
A frota de 51 navios é composta por:
1 Petróleo (crude carriers)
6 Navios avaliadores de Posicionamento Dinâmico
12 Petróleo / Produtos escuros (crude / DPP – dirty petroleum products)
7 Produtos escuros e claros (dirty / clean petroleum products)
1 Produtos claros (CPP – clean petroleum products)
1 Cisterna (FSO – Floating, Storage and Offl oading)
6 Gases (LPG carriers)
*Última atualização: Abril de 2006 Fonte: Transpetro
III Encontro Técnico GIS Transpetro
Em outubro de 2006 foi realizado o III Encontro Técnico GIS Transpetro, um evento interno da Petrobras do qual participaram gerentes, coordenadores, administradores e usuários da ferramenta GIS Transpetro.
A Transpetro está implementando um sistema que exige um trabalho intenso de suas equipes, não apenas na adequação dos planos locais e regionais, mas também no sistema corporativo da empresa.
O GIS Transpetro é uma ferramenta corporativa que utiliza como plataforma o MapGuide 6.5. Mais de 300 usuários internos acessam o sistema, que faz a gestão das informações georreferenciadas das faixas de dutos operadas pela Petrobras Transporte, possibilitando monitoramento e manutenção constantes. A implementação das informações é realizada por uma equipe técnica de 10 profissionais, que fica localizada no edifício sede da companhia, no Rio de Janeiro.
Entre os palestrantes do encontro estavam Marcelino Guedes, diretor da Petrobras Transporte; José Gabriel Tinoco, gerente geral executivo de serviços e engenharia; Ulisses Dias Amado, coordenador do GIS Transpetro; e Ulisses Sobral Calile, gerente de controle de integridade de instalações.
O encontro foi idealizado para divulgar os trabalhos realizados nos dois últimos anos, periodicidade em que acontece o evento. Nele foram expostas as integrações de dados entre vários sistemas, e a forma como as informações estão se tornando visíveis através do ambiente georreferenciado, garantindo a unicidade da informação. Além disso, o evento serviu para mostrar aos usuários a evolução do sistema, as novidades, a utilização e como as novas ferramentas serão disponibilizadas.
Uma das principais novidades tecnológicas é a migração da plataforma do GIS Transpetro para a versão 7.0 do MapGuide, que tem integração com o Google Earth e foi apresentado por Cristina Randazzo, da Autodesk.
Uma ferramenta importante que está em fase de desenvolvimento é o GIS Integridade, um módulo do GIS Transpetro capaz de gerir todos os dados relacionados à integridade de dutos (corrosão interna, corrosão externa, teste hidrostático, PIG, ação de terceiros, reparo de reabilitação, geotecnia e análise de risco).
O GIS Integridade é um sistema gerenciador único e tem como objetivo atender às determinações do Padrão de Integridade dos Dutos da Petrobras (PID), que define que todos os dados referentes a este programa devem ser armazenados em um único banco de dados, com capacidade de interação com outros bancos existentes na empresa.
A criação do sistema foi dividida em cinco etapas: planejamento, projeto, implementação, testes e implantação. A última fase encontra-se em desenvolvimento – 70% do processo já foi realizado.
Os principais usuários serão especialistas de cada ação do PID, devidamente treinados para explorar o sistema. À medida em que o banco é alimentado, os dados considerados de uso corporativo serão automaticamente disponibilizados para a comunidade, que poderá consultá-los livremente através do GIS Transpetro, já implantado na intranet e de conhecimento de todos os usuários.
Um dos maiores benefícios do GIS Integridade, será realizar um melhor gerenciamento da integridade de dutos da Transpetro, garantindo uma maior segurança operacional e com menor risco de acidentes nas instalações da empresa.
Ágatha Branco
Engenheira cartógrafa e assessora técnica da MundoGEO
parceria@mundogeo.com
Ulisses Dias Amado
Coordenador do GIS Transpetro
ulisses@petrobras.com.br