A Nokia espera que as vendas de aparelhos eletrônicos de navegação aumentem 30 vezes nos próximos cinco anos em relação às 15 milhões de unidades previstas para este ano.

"O número de aparelhos de GPS  crescerá em um fator de 30 nos próximos cinco anos. As receitas totais vão aumentar em um fator de cinco ou talvez oito, ou mesmo 10", afirmou o diretor da área de atividades de localização da Nokia, Michael Halbherr, durante a conferência Nokia World que aconteceu no final de novembro na capital holandesa.

Nokia N95 DivulgaçãoUma grande fatia do crescimento virá dos chips GPS muito baratos, que devem ter seu preço reduzido para US$ 2 nos próximos dois anos e serão incluídos em celulares, como o novo modelo da Nokia N95 e diversos aparelhos iPaq da Hewlett-Packard.

A Nokia planeja vender softwares de navegação de carros por 69 euros, contra preços atuais entre 250 e 300 euros. Possuir chips de localização em celulares vai permitir que a Nokia ofereça novos serviços, como a indicação do restaurante mais próximo. A Nokia pretende oferecer os serviços gratuitamente aos consumidores, mas quer cobrar das empresas que vai recomendar às pessoas.

"Muito disso é grátis para o usuário, mas a Nokia receberá 5% dos negócios", disse Halbherr. Já serviços mais sofisticados, como guias interativos de cidades, deverão ser pagos pelos usuários.

-> Nokia N95
(Imagem: divulgação)

Com informações da Agência Reuters