Reunir os estudantes brasileiros de pós-graduação em sensoriamento remoto é o objetivo principal do evento que acontece no INPE, entre os dias 11 e 13 de dezembro.
Existem apenas dois programas de pós-graduação em sensoriamento remoto no Brasil – o do INPE, com mestrado e doutorado em São José dos Campos, e o do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que oferece curso de mestrado em Porto Alegre.
“A I Jornada de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto promoverá o intercâmbio de idéias e métodos científicos entre os alunos das duas instituições, visando uma maior integração científica entre os grupos de pesquisa”, informa o Dr. Ronald Buss de Souza, um dos coordenadores do evento.
Além de promover o encontro dos pesquisadores para colaborações acadêmicas e co-orientação em projetos de interesse comum, o evento será um espaço para apresentação de painéis de divulgação científica pelos alunos do INPE e da UFRGS. Também estão programadas visitas a empresas de sensoriamento remoto da região e às instalações do INPE, inclusive o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista.
A intenção dos organizadores é que a Jornada se transforme em um evento anual, realizado alternadamente em São José dos Campos e Porto Alegre.
Com informações do INPE.