Alberto Mourão, prefeito de Praia Grande, lançou oficialmente o Sistema de Monitoramento e Controle Estratégico de Trânsito e Tráfego (SMT) no dia 13 de novembro, na central de vídeo-monitoramento da cidade.

O sistema funciona na frota municipal como teste há seis meses, e a partir de agora também será instalado nos táxis e peruas escolares. No dia seguinte ao lançamento, moradores, veranistas e turistas já podiam adquirir a “etiqueta inteligente” – selo colante que tem em seu interior um chip detectado por 24 antenas espalhadas pela cidade.

Projeto inédito

O projeto desenvolvido em Praia Grande é inédito por utilizar fibra óptica e ter software próprio. O sistema permite captar dados dos automóveis, como onde o carro passou, se foi furtado, etc.

As informações sobre o tráfego constarão de relatórios elaborados periodicamente. O SMT está sendo implantado pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplan), e terá o serviço de fiscalização executado pela Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp).