Comum em outros países, a gestão logística em empresas de entrega expressa, também conhecida como "motoboy", começa a ser difundida no Brasil.

A Visual Express, empresa de entregas de São Paulo que oferece serviços de armazenamento, distribuição e manuseio, é um exemplo disso. A companhia contratou recentemente uma ferramenta de otimização logística, desenvolvido pela BR express.

De acordo com Fabrizio Passari, diretor da BR express, , a busca por soluções logísticas baseadas no desenvolvimento tecnológico está cresendo. "O mercado é altamente competitivo e pede soluções que otimizem a distribuição e promovam as rotas ideais para entrega. Isso garante organização, segurança e rapidez, oferecendo maior rentabilidade e eficácia para a empresa", afirma.

A empresa trabalhará na área de distribuição da Visual Express. Assim, o processo de roteirização será 100% efetuado pelo sistema BR inCity, que organiza o roteiro das entregas, quantos carros ou motos serão necessários para as mesmas, o tempo e o custo estipulado para efetuá-las.

De acordo com Mauro Roberto Silva , gerente da Visual Express, as entregas não eram feitas em tempo hábil porque o roteiro, montado pelos entregadores, dificultava a agilidade nas operações. Questionado sobre os resultados que espera, Mauro relata: "Esperamos um ganho de 35% a 40% em relação à agilidade das entregas".

O processo já trouxe ganhos: o que um motoboy realizava em oito horas, realiza agora em aproximadamente cinco.