A empresa brasileira de monitoramento Crown Telecom comprou no início de janeiro 490 mil dispositivos para rastreamento de veículos da canadense WebTech Wireless. O investimento, segundo informações da Crown, foi de 58 milhões de dólares.
Os equipamentos, que serão oferecidos às grandes montadoras, começam a chegar ao Brasil em fevereiro de 2007, com entrega total prevista para os próximos 12 meses.
O sistema da Crown já é usado em carros da Audi, BMW, Land Rover, Mercedes Benz, Mitsubishi e Volkswagen, e deverão em breve equipar também os automóveis da Citroën e Renault.
Devido ao grande volume de componentes, a montagem será feita no Brasil pela fábrica da Motorola em Jaguariaúna, no interior de São Paulo, a partir de abril. Parceira da WebTech e da Crown, a Motorola fornece o modem que faz a transmissão dos dados coletados pelo rastreador.
Segundo dados divulgados pela Crown, a empresa trabalha em um produto que vai atender o projeto do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a instalação de chips de identificação em todos os carros do país.
A cidade de São Paulo já está testando os chips que, segundo projeções do Contran, deverá diminuir a inadimplência de IPVA e coibir roubos e furtos de veículos.