Uma comissão técnica ligada ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no início do mês propostas de mudança na legislação para reduzir as restrições de utilização dos navegadores GPS em veículos.

As propostas serão submetidas à votação da cúpula do conselho, formada por seu presidente, Alfredo Peres da Silva, e membros de cinco ministérios, que vão decidir se avalizam as novas regras.

Uma das medidas prevê que os aparelhos de GPS, que indicam trajetos aos motoristas, possam ser instalados no painel dianteiro e exibir mapas mesmo quando os veículos estiverem em movimento – diferentemente do fixado em resolução vigente desde março do ano passado, que só permite a apresentação de setas e áudio.

Experiência internacional

A flexibilização do uso dos navegadores GPS foi proposta com base em experiências internacionais, pois há grande interesse das montadoras para que os veículos saiam de fábrica com os aparelhos.

Segundo especialistas, o Brasil está hoje na contramão da evolução tecnológica, pois a exibição dos mapas na tela do navegadores mesmo com os veículos em movimento representa mais utilidade do que distração dos condutores.