Eduardo Freitas Oliveira, engenheiro cartógrafo, escreve sobre a migração dos sistemas clássicos de referência para o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas.

Os usuários de informações geográficas ainda têm muitas dúvidas sobre qual o referencial geodésico correto a ser utilizado tanto no território brasileiro como no restante da América Latina. Há alguns anos eram adotados diferentes sistemas de referência pelos países sul-americanos, como PSAD56, SAD69, Bogotá, Yacaré, Campo Inchauspe, etc..

Em 1993, foi definido que todos os países do continente americano devem utilizar o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS), que tem como objetivo compatibilizar os sistemas geodésicos dos países da América do Sul, promovendo assim a definição e o estabelecimento de um referencial único, com precisão compatível com a tecnologia atual de posicionamento.

Para ler o texto na íntegra (840 palavras), acesse o artigo A migração dos sistemas de referência clássicos para o Sirgas 2000 (acesso exclusivo para assinantes)

Se você ainda não é assinante, clique aqui e assine a partir de 6x R$5,90