Está disponível no portal do Ministério do Meio Ambiente o mapa mais detalhado de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) já produzido da Amazônia Legal. Com linguagem acessível, o trabalho é para todos os interessados em conhecer mais profundamente as divisões da região, que ocupa quase dois terços do território brasileiro.
Batizado de Mapa Integrado dos ZEEs dos Estados da Amazônia Legal, o sistema oferece informações ao mesmo tempo precisas e globais dos nove estados que compõem a área, de aproximadamente 5,2 milhões de km2.
Segundo Marcos Estevan Del Prete, da Coordenação Nacional do Programa ZEE no Ministério do Meio Ambiente, não é preciso possuir conhecimentos técnicos para compreender as informações disponíveis na internet. "O material é didático, tem linguagem simples e clara. O cidadão brasileiro, maior interessado, vai entender facilmente", diz.
A produção do macromapeamento, que consumiu dois anos de trabalho das equipes envolvidas, possibilitou padronizar os mapas antes dispersos em cada estado. As divisões ecológico-econômicas são feitas individualmente pelas unidades da federação há cerca de 15 anos. Rondônia, Acre, Mato Grosso e Roraima já concluíram os trabalhos, mas esses dois últimos ainda não conseguiram aprová-los na Assembléia Legislativa.
Confira o mapa online da Amazônia Legal em www.mma.gov.br/estruturas/PZEE/_arquivos/index.html